quinta-feira, 20 de maio de 2010

Wagner visita o "Saúde em Movimento" em Riachão do Jacuípe


O governador Jaques Wagner (PT), esteve na manhã de terça-feira (18) na cidade de Riachão do Jacuipe para acompanhar de perto a 10ª edição do Programa Saúde em Movimento, que até o último domingo (16), já havia atendido 11,7 mil pessoas e realizadas 1.696 cirurgias de catarata e outras 2.483 de pterígio. "Fico muito emocionado todas as vezes que acompanho o Saúde em Movimento porque vejo a alegria das pessoas ao serem beneficiadas com essas ações", disse Wagner ao CN.


Ele disse também que fica feliz ainda quando conhece um aluno do Topa, que tinha dificuldade de aprender por causa de algum problema na visão, e voltou a ler e a escrever.

O governador chegou de helicóptero ás 09h, aterrissando no estádio municipal, onde foi recebido pelo vice-prefeito Gilson Ney Lima Passos (PSDB), que substituía o prefeito Lauro Falcão (PMDB), que está em Brasília para participar da marcha dos prefeitos e receber um prêmio de destaque entre os cem melhores prefeitos do Brasil, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Acompanhado do deputado Emério Resedá (PDT), da deputada Neusa Cadore (PT) e do secretário de Saúde Jorge Solla, Wagner foi ao Hospital João Campos, onde estava acontecendo o atendimento do programa, cujas cirurgias continuam até sábado (22). No mesmo dia, outra equipe do programa inicia as atividades no município de Baixa Grande.

Entenda o programa - Mais de 170 mil pessoas já foram atendidas pelo programa, que prioriza alunos do Todos Pela Alfabetização (Topa) e pessoas com mais de 60 anos. O programa conta com uma equipe composta por 170 profissionais, entre atendentes, enfermeiros, instrumentistas e médicos. São prestados serviços na área oftalmológica, o que inclui 49 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.

Sem cortes e sem pontos. É como a cirurgia de catarata, realizada pelo Programa Saúde em Movimento, tem ajudado muita gente a voltar a enxergar.

Há dois anos com a doença no olho direito, a dona de casa Acelina Antonia, 69 anos, que participou da 10ª etapa, em Riachão do Jacuípe, na terça-feira (18), demonstrava tranqüilidade ao aguardar a sua vez. "Estou bem. Um pouco ansiosa, porque estou louca para voltar a enxergar. Antes, eu costurava, lia tudo. Agora, vejo tudo nublado, nem consigo ver direito o rosto das pessoas".

Já na sala de cirurgia, Acelina recebe a atenção do médico especialista, que a orienta sobre como se proceder durante o procedimento. Enquanto isso, os enfermeiros preparam a paciente e a colocam na cadeira de cirurgia. Com muito cuidado, a cirurgia vai sendo realizada. Toda catarata é sugada e, aos poucos, o olho fica livre da doença.

O último passo e um dos mais importantes é a colocação da lente de contato de silicone no cristalino ocular, facilitando que o beneficiado volte a ver novamente. Todo procedimento cirúrgico dura apenas cinco minutos. Após a cirurgia, dona Acelina, sorridente, saiu emocionada. "Que Deus ilumine a todos estes médicos. Parece milagre. Já consigo ver bem melhor e tenho certeza que em uma semana volto a costurar novamente".

Para o médico e vice-prefeito Gilson Ney Lima Passos, o programa é extraordinário, com cerca de 600 a 700 atendimentos diários deve render entre 6 e 7 mil cirurgias de catarata além de mais de 25 mil atendimento de consulta.

Ney ficou na incumbência de receber o governador devido a viagem do prefeito Lauro Falcão a Brasília onde na capital federal, Laurinho tem importantes compromissos, inclusive agendados antes da agenda de Wagner que é a participação da Marcha dos Prefeitos e participação na solenidade de entrega de títulos dos 100 melhores prefeitos do Brasil, e seu nome aparece entre os escolhidos. Motivo de satisfação para o prefeito em exercício Gilson que fez questão de frisar ao CN: " entre os 100 melhores do Brasil, não é da Bahia"! Chamando atenção que no país são mais de cinco mil prefeitos.

A visita de Wagner para o vice foi muito oportuna, pois "é a segunda vez que ele vem a Riachão e será sempre bem vindo, até porque tem trabalhado pelo município".

Nesta décima etapa, mais de 13 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, sendo realizadas até o momento mais de três mil cirurgias de pterígio (carne no olho) a exemplo do vereador Ninho e duas mil de cataratas. A comerciante Marizete da Silva, 49 anos, foi submetida à cirurgia para a retirada da "carne no olho", que durante 15 anos prejudicou sua visão. Era para eu ter feito a cirurgia há mais de 10 anos, mas não tinha como pagar. Até que todo o olho esquerdo foi encoberto pela carne. Agora que surgiu esta oportunidade, agarrei. "Não pude deixar passar", disse Marizete.

Para ser um dos beneficiados por um dos 49 tipos de procedimentos oftalmológicos oferecidos pelo programa, o paciente precisa estar munido com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a identidade.

O coordenador da etapa de Riachão do Jacuipe, Rogério Brito, explicou que as pessoas que procuram o programa passam por três etapas - cadastro, exames oftalmológicos (como tonometria e fundoscopia) e consulta. Nesta última é definida a necessidade do procedimento cirúrgico ou simplesmente de utilização de óculos.

Camelôs aproveitam para comercializar óculos de sol - Existem campanhas inclusive no meio de comunicação para que as pessoas evitem usar óculos comprados sem avaliação do oculista, principalmente os modelos vendidos pelos camelôs. Ao lado dos stands, óculos são comercializados livremente ao custo de R$ 10.

Josenildo dos Santos, morador da cidade de Gandu garante que vem acompanhando o programa desde o inicio e seu produto é a melhor proteção para as pessoas que acabam de fazer cirurgia de catarata. Questionado sobre a proibição da venda por não possuir qualidade necessária na lente, para combater os raios ultravioletas, ele disse que isso deve ser propaganda das óticas."Nós temos a proteção, é verdade que não tem a durabilidade das óticas, aqui a gente vende uma coisa para até 30 dias, não é para usar todo o dia", reconheceu.

O programa atende prioritariamente os alunos do Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos. Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação, que mobiliza e encaminha os alfabetizados. Já para a população geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565).

A meta é chegar a 200 mil atendimentos Desde que o programa Saúde em Movimento foi iniciado no estado, mais de 170 mil pessoas foram atendidas. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a meta é beneficiar mais de 200 mil pacientes até o final deste mês. No total foram realizadas 22.310 cirurgias de catarata e 27.874 de pterígio, além de exames diagnósticos, nos 10 municípios por onde o programa se instalou.

Além de Riachão do Jacuípe, as ações de saúde itinerante passaram por Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga, Gandu, Miguel Calmon, Iraquara, Itagi e Rui Barbosa, atendendo também moradores de cidades adjacentes.

www.calilanoticias.com

Por: Valdemí de Assis








Nenhum comentário: