sexta-feira, 14 de maio de 2010

Baixa Grande se prepara pra receber o programa Saúde em Movimento


Pedreiros, Pintores, Carpinteiro, Eletricistas, enfim toda as áreas de profissionais que se faz necessário foram contratados pela Secretaria de Obras, tudo isto para poder preparar todo o ambiente podendo ser executado os trabalhos do Saúde em Movimento, comenta o Secretário Roberto Mota, que já foram usados 300 metros de forros, 20 ar condicionados, 8 sanitários químico, os trabalhos continuarão durante todo o final de semana, o Programa já enviou 20 pessoas para ajudar na preparação do local, Lucas Damasceno trabalha na área do almoxarifado do Programa, informa que 18 médicos vai está atando desde 7 da manhã e vai até atender todos os presentes, a expectativa é atender 4000 pessoas diárias, entre médico, técnico em enfermagem, enfermeiros, etc serão enviado 200 profissionais de saúde.


Para a recepção esta equipe o município mobilizou os grupos culturais, evolvendo, musicas dança, teatro, quadrilha, samba e será realizado um enorme evento na terça a noite na Praça Manoel Ribeiro Soares.


O atendimento iniciará na quarta-feira dia 19 e as cirurgias de cataratas serão a partir da sexta-feira dia 21.


O programa desenvolvido pelo Governo do Estado tem chamado atenção e atraiu a curiosidade do Ministério da Saúde. Para que o ministro conhecesse o programa, foram enviados vídeos e informativos sobre a ação desenvolvida pelo governo estadual.

De acordo com o governador, o exemplo baiano chamou a atenção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que pretende usar a experiências em outros estados brasileiros, especialmente no Nordeste e na Amazônia Legal, considerados estratégicos no Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação. Wagner garante também que o programa será ampliado para outras áreas da saúde. “Com isso, o governo leva mais saúde à população”, disse.
Para usufruir dos benefícios do Saúde em Movimento, o usuário deve comparecer ao serviço munido do Cartão Nacional de Saúde, que é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde do município de origem do paciente. No primeiro momento, o usuário é cadastrado no sistema onde suas informações são registradas em prontuário eletrônico, que vai estar disponível em todos os setores por onde o paciente irá percorrer – sempre na companhia de um técnico do programa. O percurso é simples: exames prévios (auto-refração e tonometria) e consulta oftalmológica, que definirá as próximas etapas. Podem ser exames diagnósticos e complementares, cirurgia ou ambos.

www.baciadojacuipe.com.br

Por: Ediomário Cartureba









Nenhum comentário: