Muito movimento, e uma grande circulação de pessoas. Este é o centro de Riachão do Jacuípe desde que começou o atendimento do programa Saúde em Movimento, no último domingo (9), no Hospital Regional João Campos.
O programa, que é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), possibilita um atendimento ágil para a resolução de alguns problemas oftalmológicos, como cirurgias de catarata e pterígio (retirada de carne do olho). Todas as etapas, desde consultas médicas a exames, até o procedimento cirúrgico, estão sendo oferecidas nas instalações do programa.
A previsão da Sesab é que cerca de 20 mil procedimentos sejam realizados durante a passagem do Saúde em Movimento por Riachão do Jacuípe, que dará cobertura a população de toda a região. Até segunda-feira (10), 2400 procedimentos já tinham sido realizados, segundo números da Secretaria Municipal de Saúde. Dentre os atendimentos, 733 intervenções cirúrgicas foram feitas: 426 de pterígio e 307 de catarata.
Para a Secretária de Saúde do município, Núbia Rios, os serviços oftalmológicos não possuem uma cobertura tão ampla por parte do estado, por isso a importância da vinda do projeto. “Essa é uma oportunidade de resolver parte da demanda, já que estes serviços não possuem uma oferta tão grande”, ressalta. O acesso limitado e a falta de esclarecimento da população contribuem para a necessidade desse tipo ação.
Para atender tantas pessoas em um período curto de tempo, mais de 140 profissionais estão envolvidos numa espécie de mutirão. São médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens, além do pessoal de apoio fornecido pelo município.
O entorno do Hospital João Campos também foi adequado para receber os pacientes. Toldos e cadeiras foram organizados para acomodar as pessoas enquanto aguardam o respectivo atendimento. A estrutura foi organizada pelo município, em contrapartida para receber o programa. Internamente, o Hospital foi subdividido em dez salas de cirurgia e dez consultórios médicos. Em média, três cirurgias podem ser realizadas numa única sala.
TOPA
Os alunos do TOPA (Todos Pela Educação) possuem atendimento prioritário e são os únicos com direito a receber óculos caso seja verificada a necessidade. Os óculos serão entregues no prazo de 90 dias, gratuitamente. Esta parceria entre a Sesab e o TOPA irá atrair alunos de várias Direcs regionais, principalmente as mais próximas, como Feira de Santana e Serrinha.
Demanda
Além dos alunos matriculados no TOPA, maiores de 21 anos também estão sendo beneficiados. Caravanas de diversos municípios estão sendo aguardadas para o transcorrer da semana, assim como moradores da zona rural da cidade.
Juliana Carneiro, coordenadora de atendimento básico, se disse surpresa com o número de pessoas que necessitam do atendimento. “O projeto tem um impacto importante sobre a comunidade, pois há uma demanda grande, até mesmo desconhecida”.
O programa fica na cidade até sábado (22), e depois segue para a cidade de Baixa Grande, aonde permanece de 19 a 28 de maio. Aqueles que necessitarem de intervenções cirúrgicas em mais de um olho serão encaminhados para finalizar o tratamento na etapa seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário