quinta-feira, 15 de abril de 2010

I Fórum Adapta Sertão, realizado dia 08 de abril de 2009, na cooperativa de credito Sicoob Sertão, em Pintadas, município do semiárido baiano


No dia 08 de Abril aconteceu o II Fórum Adapta Sertão, no auditório do Siccob Sertão, no município de Pintadas-BA, com o objetivo de mostrar que os impactos decorrentes da mudança climática podem ser transformados em oportunidades de desenvolvimento rural, com geração de renda e regeneração do meio ambiente. Este Fórum tem por finalidade enriquecer as discussões e reflexões sobre como as políticas públicas podem colaborar no aperfeiçoamento, ampliação e disseminação do modelo Adapta Sertão.


O projeto Adapta Sertão que é apoiado por uma rede de municípios, ONGs, cooperativas rurais, sindicatos dos trabalhadores rurais, e centros de pesquisa, tem desenvolvido um modelo inovador de disseminação de tecnologias apropriadas para o semi-árido, através da implementação de trinta e cinco projetos piloto que foram instalados desde de 2006 nos municípios da Bacia do Rio Jacuípe.

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande. O Fórum iniciou-se com uma rodada de apresentação entre todos e todas os presentes e breves falas de acolhimento e saudações da equipe do Projeto Adapta Sertão, o Prefeito Valcyr Rios e da Deputada Estadual da Bahia Neusa Cadore.

O Fórum iniciou-se com uma rodada de apresentação entre todos e todas os presentes e breves falas de acolhimento e saudações da equipe do Projeto Adapta Sertão, o Prefeito Valcyr Rios e da Deputada Estadual da Bahia Neusa Cadore.

O Emílio La Rovere, professor e pesquisador da UFRJ e coordenador do Centro Clima, apresentou o estado da arte das mudanças climática a nível global e o contexto do semiárido e da Bacia do Rio Jacuípe. O maior impacto para o semi árido é representado pelo fenômeno climático “El Nino” porque acentua as secas no nordeste. Como a mudança do clima irá intensificar esse fenômeno, as previsões cientificas indicam que é possível que o nordeste terá um maior numero de secas. Como dar respostas aos impactos dessas mudanças? E qual a capacidade de adaptação a mudança climática o semiárido tem ou necessita?



A equipe técnica de Adapta Sertão (Daniele Cesano, Thais Corral, Nereide Segala e Florisvaldo Mercês, Fabio Santana) apresentou as dificuldades do pequeno produtor em produzir, e que consiste principalmente na baixa integração entre os seguintes aspectos: opções tecnológicas não apropriadas para o semi árido; falta de capacitação e suporte técnico especifico; sistema produtivo convencional, sem ser adaptado ao clima local; fraqueza na ligação com os mercados; acesso limitado ao credito; política publicas não integrada.



Depois foi apresentado o modelo de referencia Adapta Sertão que foi criado especificadamente com o objetivo de ajudar o pequeno produtor do semi árido a produzir mais e a se adaptar a mudança do clima.

     

www.pintadas.k6.com.br

Por: Tássio Ribeiro











Nenhum comentário: