sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Várzea da Roça sedia o DNJ 2009

 


A Pastoral da Juventude do Meio Popular- PJMP do Zonal III, realizou mais um DNJ com o tema Contra o Extermínio da Juventude, na luta pela vida; e o lema “Juventude em marcha contra violência”, desta vez em Várzea da Roça, na faixa de 3 mil jovens estiveram presente entre outras pessos representada pelas paróqua de Baixa Grande, Ipirá, Mairí, Pintadas, Macajuba, Várzea do Poço e Várzea da Roça, este ano pode contar com paticipação das paróquias do zonal II Mundo Novo, Piritiba, Miguel Calmon, Tapiramutá e Jequitibá este evento acontece uma vez ao ano onde os jovens participa e é realizado com Celebração Eucarística, apresentações artisticas de Teatro, Parodia, Poesia, Cordel, Dança, etc Teve início às 8:30 com abertura, após a missa celebrada por padres representando o zonal III, Pe. Jeoval de Bx. Grande, Pe Fhom e Rocha de Mairi e V da Roça e Pe. Jacob de Pintadas. Houve tambem momentos de reflexão e chamadas de atenção da juventos sobre a violencia com a Missionaria Andrea e o Seminarista Carlos Marçal.



O Dia Nacional da Juventude - DNJ, surgiu em 1985, promovido pela Organização das Nações Unidas durante o Ano Internacional da Juventude, onde a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação para pensar e repensar uma nova sociedade. É o principal evento das Pastorais da Juventude do Brasil que acontece todos os anos em todos os estados do país. É marcado por mobilizações de milhares de jovens, para celebrar, como igreja, a vida da juventude. é uma atividade de massa que reúne diferentes juventudes locais, das comunidades, escolas e de outras religiões.



Este é o 24 ano de existência do DNJ, e na diocese é o 21 ano, é um tempo de discussão fortes entre os grupos de base de todo Brasil, com objetivo de promover o protagonizo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte. Todos os anos o DNJ, vem com um tema a ser debatido e trabalhado pelos grupos este anos com o tema Contra o Extermínio da Juventude, na luta pela vida; e o lema “Juventude em marcha contra violência”, em sintonia com a campanha da Fraternidade, semana da Cidadania e Semana do Estudante, o objetivo principal é refletir as causas do quadro de violência que vivemos em nosso país e quais ações podem ser feita para mudar total situação.



A juventude brasileira é a parcela mais atingida pelo desemprego, a descriminação, pela violência, e só enxergamos o/a jovem como autora do crime, mas ela também é vitima. De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Juvenil de 2007, dados da RITLA) Rede de Informação Tecnológica Latino-americano, morre por dia em média 54 jovens vitimas de homicídio no Brasil, um total de aproximadamente 19 mil por ano, onde a maioria são negros e pobres.
 


A juventude quer viver. A redução da maioridade penal é mais uma proposta de violência e morte para a juventude.
O encerramento ficou por conta da banda Kairos de Mairi.

www.baciadojacuipe.com.br

Por: Ediomário Catureba









































































Nenhum comentário: