sexta-feira, 19 de março de 2010

Teia Brasil 2010 contará com a participação de representante do Ponto de Cultura de Baixa Grande


Entre os dias 25 e 31 de março, Fortaleza irá sediar o maior e mais plural encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais. O evento é realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o Governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC). Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.

Mas o encontro vai além. Nele será realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas. As atividades contarão com a presença de convidados do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura. A idéia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), do Ministério da Cultura, seleciona, através de edital público, projetos que promovam as artes, a cultura, a cidadania e a economia solidária em comunidades por todo o país. Desta parceria entre sociedade civil e poder público nascem os Pontos de Cultura, através de convênio com a Secretaria de Cidadania Cultural (SCC-MinC) e governos estaduais. No total, R$ 180 mil são repassados para cada Ponto, em três anos de convênio.
Clique aqui e saiba “O que é a Teia Brasil 2010″…

Acontece na Teia:
Fórum Nacional dos Pontos de Cultura
por: Danielle Pereira, em Todos no dia 09/02/2010
Uma arena de discussão
Como parte da programação da Teia 2010 – Tambores Digitais, Fortaleza recebe, entre os dias 29 e 31 de março, a terceira edição do Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPC), um espaço para se conhecer os Pontos, para que eles possam se conhecer melhor e, ainda, para aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas à Cultura no país, com ênfase nos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva e Sistema Nacional de Cultura.
“O FNPC têm como objetivo geral consolidar-se como uma instância permanente de atuação político-cultural, identificação de demandas e elaboração de propostas para o desenvolvimento de Políticas Públicas.”
(Regimento Interno do II Fórum Nacional dos Pontos de Cultura)
Como o movimento de cultura é fragmentado por áreas, ao acompanhar as demandas dos Pontos, o Fórum permite seu alinhamento. É o que defende Robson Bomfim Sampaio, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPC) do Estado de São Paulo. Ele explica que, quando organizaram o primeiro Fórum na Teia de 2007, seus mais de 500 participantes pretendiam discutir “esse novo processo político que estava se dando dentro do movimento social de cultura”. Desta forma segundo Robson, foi havendo uma maior integração entre os Pontos, um incentivo às trocas entre eles. E, ao se conhecer como Ponto, surgiu uma identidade comum.
“O movimento de cultura é muito fragmentado, não tem uma unidade e, a partir desse momento [realização do primeiro Fórum] tinha uma unidade, pois a gente conseguiu se alinhar e fazer ações conjuntas dentro da meta que era construir e consolidar o programa Cultura Viva em nossas comunidades”, diz.
Além disso, um outro objetivo do encontro é fortalecer os fóruns e redes estaduais de Pontos de Cultura. Esta arena para as pessoas discutirem as necessidades e as dificuldades é coordenada pela CNPC e ocorre após a realização dos Fóruns Estaduais e Regionais dos Pontos de Cultura, bem como depois da Teia, já que as discussões podem dar subsídio ao debate.
Só para se ter uma idéia, no II FNPC, foram aprovadas 125 resoluções específicas e 90 resoluções gerais sobre políticas públicas para a cultura. O encontro realizado em 2008 reuniu 578 participantes, entre representantes da CNPC, do Ministério da Cultura, observadores e convidados.

www.baciadojacuipe.com.br

Por: Ediomário Catureba

Nenhum comentário: