sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Nova Fátima realiza encontro de grupos de Reisado de quatro municípios


Os mestres da cultura popular, organizados em quatro grupos de reisados procedente de Feira de Santana, Retirolândia, Valente e Nova Fátima, se encontraram na noite de quarta-feira (06), no Clube 13 de maio, para festejar o Dia de Reis, uma tradição religiosa antiga. O quinto encontro foi promovido pelo sambador José Carneiro, 62 anos, conhecido por Zé Padeiro. "A gente organiza esta festa porque os jovens não se preocupam com isto e não podemos deixar acabar a cultura", conta o aposentado.


A iniciativa do evento recebeu o apoio, na época, da ex-prefeita Regina Célia (DEM) e, não conseguindo eleger a sucessora, firmou o compromisso de manter o encontro anual dos cantadores de Reis, contando com o apoio do comércio e do empresário Amado Cunha, que faz uma doação em dinheiro, que é rateado entre os grupos, de acordo com informações de Zé Padeiro (Foto).

Durante toda noite foram apresentados verdadeiro espetáculos da cultura demonstrando a força da tradição do Dia de Reis na região. São observados os sons e os breques nas regras do julgamento e cada grupo se apresentou por cinqüenta minutos, sendo quarenta de reis e dez de samba, afirmou o coordenador.


Segundo o empresário Amado Cunha, é um momento importante de resgate das tradições, pois cresceu vendo seu pai Maninho do Tamburi sambando e percebeu que vinha acontecendo de forma tímida e necessitava de incentivo para revitalizar e envolver os jovens e isto, "nós estamos conseguindo", afirmou Cunha.

Cunha destacou que este foi o terceiro encontro público de Tom com a comunidade e garante que é bem aceito e "quem é grupo união vai votar nele, apesar de não estarmos em campanha ainda, pois não é tempo", declarou.

Acompanhou Amado Cunha durante o vento os vereadores Renato Oliveira Soares (PR), José de Assis Oliveira Porto (DEM) e Reinalda Mendes dos Santos (DEM), que falou da unidade em torno do nome de Tom.

Presença de Tom - Político, apesar de nunca ter exercido mandato, Amado Cunha, auxiliou a esposa Regina Célia durante oito anos de mandato e considerou uma das missões mais difícil que executou na vida, aproveitou a festa para apresentar o ex-prefeito de Conceição do Coité, Wellington Passos, conhecido por Tom, como possível candidato a deputado estadual, substituindo Emério Resedá, votado quatro vezes pelo "grupo união" que é liderado pelo empresário.

www.calilanoticias.com.br

Por: Valdemí de Assis

Nenhum comentário: